Notícias do Fifa 2012

20/09/2011 21:48

Como é jogar a mais recente versão do desporto-rei da EA SPORTS? O chefe explica.

Os gênios do futebol do Barcelona, Lionel Messi, Andres Iniesta e Xavi Hernandez saltam para a conversa quando David Rutter, produtor de EA SPORTS FIFA 12 para a PlayStation 3, fala com a eu.playstation.com acerca da "santíssima trindade". Na verdade, está a falar das melhorias mais destacadas aplicadas à edição deste ano da majestosa série de futebol. Vamos então descobrir como estas novas funcionalidades moldam o jogo.

Rotas de colisão
Imagina que Arjen Robben está a acelerar pelas alas e tu estás à sua espera com um defesa robusto como Carlos Puyol. O ângulo e a velocidade com os quais o interceptas são cruciais para determinar onde a bola – e Robben – vão parar, graças ao novo Player Impact Engine do jogo.

Tal como nos diz Rutter: "Quando os jogadores colidem, o que acontece no ecrã é praticamente aquilo que aconteceria na vida real. Temos uma variedade ilimitada de resultados de colisões; são totalmente baseadas no contacto entre os jogadores."

Uma temporização apurada pode permitir que Puyol corte cirurgicamente a bola dos pés de Robben num piscar de olhos. Aguarda mais um milissegundo e poderás enviar o ala holandês num rodopio pelos ares. A fantástica emoção resulta desta "fisicalidade imprevisível", em que a força de um jogador não garante necessariamente ganhar uma bola dividida.

Dribles perigosos
"Toque, toque, toque e um pouco de movimento", é assim que Rutter resume os dribles dos jogos anteriores. Em EA SPORTS FIFA 12, tens um controlo mais directo sobre a bola. O jogador pode proteger e movimentar o esférico mais eficazmente, permitindo a ponderação das opções antes de o passar a outro jogador.

"Apontamos para um controlo de alta definição", afirma Rutter. "Podemos, quase completamente, envolver a bola, guardá-la e aliviar a pressão antes de distribuirmos jogo."

O Drible de Precisão varia o ritmo de uma partida em grande medida. A defesa desesperada transforma-se numa jogada inteligente e pondera graças ao controlo melhorado e ao facto dos jogadores terem uma ideia mais clara das posições dos companheiros de equipa. Resumindo, a tua arte e visão têm um campo fértil para florirem.

Bloqueios no caminho
A Defesa Táctica agita radicalmente a forma como abordas EA SPORTS FIFA 12. "Costumávamos lançar defesas contra os adversários como se fossem mísseis telecomandados e acabámos por achar que não era futebol a sério", explica Rutter. "Agora queremos concentrar-nos em conter o jogador atacante, acompanhando-o até não ter saída."

O que é que isto significa? Não temos "futebol em piloto automático". Temos de considerar tanto a defesa como o ataque, premindo apenas o botão de bloqueio quando tivermos a certeza de que vai funcionar. "Desta forma", revela Rutter, "a tua própria inteligência e filosofia futebolística têm mais influência no jogo.

"Nunca nos preocupamos em criar novas funcionalidades. O desafio é incluir todas as funcionalidades num único jogo", confidencia Rutter. Fica atento à eu.playstation.com e ao PlayStation.Blog em blog.eu.playstation.com para veres que mais surpresas EA SPORTS FIFA 12 tem guardadas para ti na PS3.